Segunda-feira, 21 de Abril de 2008
Medos infantis

           Medo de fantasmas, bruxas, extraterrestres ou do escuro, são muito frequentes na imaginação das crianças e fazem com que as noites se tornem pesadelos. No entanto, é normal que isto aconteça na infância. As crianças têm uma imaginação muito forte e isso faz com que tudo o que aprendem ou descobrem se torne parte da sua realidade.

Tudo começa, normalmente, por volta dos 7 ou 8 meses, altura em que os bebés começam a estranhar ambientes e pessoas com as quais não estão acostumados. A partir dos dois anos, é comum que criança comece a ter medo de ser abandonada pelos pais e, consequentemente, de qualquer separação que possa ocorrer.

Mais próximo dos três anos de idade, quando a imaginação da criança se encontra na fase de maior fertilidade, aparecem os medos do escuro, de bruxas, de fantasmas e monstros.

                                  

É normal que os pais das crianças com medos se sintam confusos e não saibam como lidar com a situação. Uma boa forma de ajudar a criança a vencer os seus medos, é fazê-la participar na busca de soluções para as suas experiências assustadoras. Por vezes, basta manter uma luz fraca acesa, durante a noite, para que a criança não tenha medo que os monstros apareçam. Se houver algum objecto que crie particular medo na criança, pode tentar resolver a situação mostrando-lho numa situação em que a criança se sinta segura. Mostrar-lhe que não tem medo do objecto pode ser um bom método. Outro método eficaz é a cumplicidade. Os pais podem ajudar os filhos contando-lhes que, quando eram pequenos, também tinham medos.

Não adianta que finja não ter notado que a criança está com medo, nem insistir em dizer que não existe nenhum monstro no local em que a criança pensa que está. Se conversar com a criança acerca deste assunto será mais fácil entender o seu medo e levá-la a revelar de que forma se sente assustada. Verá que o facto da criança sentir confiança para falar acerca do que a preocupa, trará alívio ao pequeno e uma maior aproximação entre si e o seu filho.



publicado por roupitas às 12:51
link do post | comentar | favorito

.mais sobre nós
.Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
27
30
31


.posts recentes

. Dia Mundial da Criança

. Trocar o berço pela cama.

. Como lidar com as mentira...

. Educação : Castigar ou nã...

. Brincadeiras dos 4 aos 6 ...

. A criança aos 6 anos

. A criança aos 5 anos

. Desenvolvimento da crianç...

. O terceiro aniversário

. Sugestões

.Contador de visitas
Estadisticas y contadores web gratis
Estadisticas Gratis
.Visitas no blog
online
.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.links