Segunda-feira, 28 de Abril de 2008
Infantários

     Para que a criança tenha um desenvolvimento correcto é preciso que se potenciem, desde a mais tenra idade, todas as capacidades: físicas, intelectuais, afectivas, sociais, motrizes...

    A família tem um papel prioritário na formação da criança, mas o infantário pode fazer um trabalho complementar ao dos pais. Aí, potenciam-se todas estas áreas, sem esquecer a importância que a educação tem como compensadora das desigualdades entre os seres humanos.

   Qual é a idade apropriada?

  É difícil definir uma idade apropriada. Até aos 3 anos, é, fundamentalmente, uma opção dos pais. Sobretudo o que é necessário é que os pais fiquem descansados e com a certeza que o seu filho está bem entregue.

   No entanto, uma coisa deve ficar bem clara: é preferível que a criança vá à escola onde será atendida por profissionais, do que deixá-la em casa ao cuidado de uma pessoa desconhecida.

   A participação dos pais

    Para que a criança se sinta segura e confiante, é preciso que os pais tenham a mesma sensação. O trabalho educativo da escola é complementar do familiar, por isso, é vital a colaboração e participação dos pais neste processo.

     Não se deve perder de vista que a aprendizagem dos filhos, nestas idades, está muito ligada à vida quotidiana, às experiências e a tudo o que se passa à sua volta... Isto significa que tudo o que vivem fora do infantário é tão importante como o que vivem lá dentro.

    Desta forma, é preciso chamar a atenção para o facto de que é fundamental que os pais não se desliguem do que acontece no infantário. Os infantários dispõem de distintos canais para levar a cabo esta coordenação e para fomentar a participação dos pais. Tudo aquilo que vai no caminho de uma maior ligação entre a família e a escola terá como resultado uma melhoria da qualidade da educação.

 

 

                                       

 

                                    



publicado por roupitas às 12:31
link do post | comentar | favorito

.mais sobre nós
.Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
27
30
31


.posts recentes

. Dia Mundial da Criança

. Trocar o berço pela cama.

. Como lidar com as mentira...

. Educação : Castigar ou nã...

. Brincadeiras dos 4 aos 6 ...

. A criança aos 6 anos

. A criança aos 5 anos

. Desenvolvimento da crianç...

. O terceiro aniversário

. Sugestões

.Contador de visitas
Estadisticas y contadores web gratis
Estadisticas Gratis
.Visitas no blog
online
.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.links