Como identificar?
Cada criança tem um ritmo de tempo próprio e diferente de todas as outras, o que para uma pode ser adquirido na altura certa ou um pouco mais cedo, para outra pode ser adquirido um pouco mais tarde, sem que por isso seja considerado um atraso.
Há que respeitar o desenvolvimento de cada criança dando-lhe tempo para as suas aquisições, Contudo desde a nascença podem ocorrer uma série de sinais indicadores de eventuais dificuldades no desenvolvimento da linguagem:
- Fraco contacto visual
- Fraca ou nenhuma reacção aos sons, musica ou canto
- Fraca ou nenhuma reacção aos estímulos ou às interacções dos pais
Ou a partir de determinado momento, os pais poderão começar a aperceber-se de outras dificuldades que prejudiquem tanto a compreensão do discurso da criança como a sua capacidade de expressão.
Existem alguns sinais que poderão alertar os pais para eventuais atrasos no desenvolvimento da fala e/ou linguagem, que podem ser facilmente detectados quando a partir dos três anos ainda se verifique:
- Vocabulário reduzido
- Frases curtas e muito imaturas
- Dificuldade na elaboração de frases e na descrição de acontecimentos recentes
- Discurso infantil: fala “à bebé” (expressões como: o popó, o piupiu, o quáquá, o dói-doi etc)
- Discurso de fraca inteligibilidade
- Alterações na articulação dos sons da fala com demasiadas trocas e omissões
- Dificuldade na compreensão de pedidos, perguntas etc
Como actuar?
Os pais, ao suspeitarem de dificuldades na fala e ou linguagem da sua criança, deverão não só estar atentos para o tipo de dificuldades, como também, avançar no sentido de pedir um esclarecimento mais especifico nesta área. Uma série de medidas podem ser tomadas, nomeadamente:
- Falar com o pediatra da criança
- Recorrer a um terapeuta da fala para a avaliação das capacidades comunicativas e linguísticas da criança
- Encaminhar para a consulta de Otorrinolaringologia (ORL) para o despiste de eventuais dificuldades de audição
. Como lidar com as mentira...
. Educação : Castigar ou nã...
. Brincadeiras dos 4 aos 6 ...
. Desenvolvimento da crianç...