Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2008
O bebé do nascimento aos 6 meses

   Iremos começar por falar do desenvolvimento do bebé do nascimento aos 6 meses:

   Nos primeiros 2 meses o seu bebé irá ter os braços dobrados e as mãos quase sempre fechadas. Por volta dos 2,5 – 3 meses começa a rodar a cabeça e a levantá-la durante alguns segundos quando está deitado de barriga para baixo e vai dormir grande parte do tempo. A sua visão  é limitada e vai fazer entre 6 a 7 refeições por dia,  vai mostrar-se sensível aos tons agudos em especial à sua voz. Vai sentir alegria e tranquilidade através do seu cheiro e do leite, dando pequenos gritos de satisfação quando sentir mimos e embalos. O seu bebé vai reagir às sensações positivas ou negativas acalmando-se ou chorando. E acima de tudo ele vai adorar estar ao seu colo.

  Ainda durante os 3 meses vai começar a espernear com força quando está deitado de costas. O seu bebé já conseguirá levantar a cabeça durante cerca de 10 segundos quando está deitado de barriga para baixo. Com cerca de 4 meses vai começar a controlar as suas acções, aprende a distinguir as formas simples e a seguir com os olhos objectos sonoros ou de cores vivas. Escuta com mais atenção as vozes suaves e sorri para toda a gente, sem distinção. Vai passar mais tempo acordado e atento a tudo o que acontece e assusta-se quando ouve barulhos estranhos.

                    

  

  Por esta altura o seu bebé já é capaz de abrir as mãos e agarrar um brinquedo. Deitado de barriga para baixo e apoiando-se nos braços já consegue manter a cabeça levantada durante cerca de 1 minuto. Começa o fascínio pelas mãos e tem tendência a observá-las. Fixa mais o olhar e segue o movimento com os olhos e com a cabeça. Responde à voz com sons espontâneos e torna-se muito curioso. Já só faz cerca de  5 a 6 refeições por dia e começa a ter horários mais regulares. Vai começar a sorrir ainda com mais facilidade.

   Ao fim de 4 meses e meio, 5 o seu bebé já segura melhor a cabeça e quando colocado de barriga para baixo e já se apoia totalmente com as mãos abertas. Começa então a levar os objectos à boca. Vai descobrir os pés e começa a fixar a vista diante de um espelho adaptando-a às distâncias. Começa a emitir sons fortes para chamar a atenção e responde com risos ao estímulo das brincadeiras.

* Estas informações foram baseadas num bebé nascido de 30 semanas, logo, variam conforme os meses de gestaçao com que o seu bebé nasceu.



publicado por roupitas às 10:53
link do post | comentar | favorito

.mais sobre nós
.Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
27
30
31


.posts recentes

. Dia Mundial da Criança

. Trocar o berço pela cama.

. Como lidar com as mentira...

. Educação : Castigar ou nã...

. Brincadeiras dos 4 aos 6 ...

. A criança aos 6 anos

. A criança aos 5 anos

. Desenvolvimento da crianç...

. O terceiro aniversário

. Sugestões

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.links